Powered By Blogger

29 de nov. de 2010

Cartuns




Colocando a mão na massa

Que tal você mesmo fazer o seu cartum? Aqui, a gente dá algumas dicas pra você ir começando. Pegue papel e lápis e mãos à obra.

1. Primeiro, escolha um assunto ou uma situação que desperte em você vontade de expressar uma idéia. Ex: alguma coisa engraçada que tenha acontecido na escola, uma mania de um amiguinho seu, alguma coisa curiosa que o seu bichinho de estimação faz, um programa de TV que você quer criticar, uma bobagem que seu time de futebol fez no último jogo...

2. Agora, você precisa criar a base do seu cartum: o desenho. Pra começar, desenhe o seu cenário, ou seja, o local onde acontece a situação que você escolheu. A cozinha da sua casa, um parque, o interior de um formigueiro, um planeta perdido no espaço são alguns exemplos de cenário. Use a imaginação!

3. Em seguida, desenhe o personagem que irá viver a situação escolhida por você. Lembre-se de que ele não precisa ser, necessariamente, uma pessoa. Um bicho ou um objeto também podem ser personagens de cartuns bem divertidos.

4. Nesse ponto, você já pode incluir as palavras, caso elas façam parte de seu cartum. Há diversas possibilidades: legendas, falas (que devem vir dentro de balões) e palavras que expressem barulhos e ruídos, como PIMBA, BOIN e VUPT.

Muito bem! Esse já foi um bom começo. Vamos ver essas etapas na prática? Observe o cartum abaixo.



Antes de iniciar esse desenho, o Léo, o nosso desenhista de plantão, pensou na seguinte situação: "Puxa vida! Brincar é tão bom que até os adultos ficam com vontade de participar de brincadeiras. Já pensou se um homem, chegando do trabalho, visse algumas crianças pulando corda e resolvesse entrar na brincadeira?"

Com essa idéia na cabeça, o Léo partiu para a criação de desenho, começando pelo cenário. Como essa situação poderia ocorrer em qualquer lugar aberto, ele resolveu criar um gramado espaçoso perto de algumas casas.

Com o cenário pronto, nosso desenhista criou seus personagens: duas crianças batendo corda e um adulto pulando.

Mas ele não parou por aí, não. Outros dois elementos muito interessantes foram colocados no desenho: um par de sapatos e uma pasta. Vendo esses objetos, nós somos capazes de imaginar toda uma história: um homem chegando do trabalho, tirando os sapatos, colocando a pasta no chão e caindo na brincadeira!

Em seu cartum, o Léo resolveu não colocar falas, que seria a nossa próxima etapa, porque o desenho já transmitia o recado por si só.

Viu só? Fazer um cartum é bem mais simples do que você imaginava.

Continue ampliando seus conhecimentos lendo cartuns de diversos tipos e criando seus próprios desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário